Este percurso visa dotar os formandos de competências práticas para aplicar os princípios da segurança de redes e garantir o desempenho eficiente dos sistemas. A formação cobre desde fundamentos essenciais até à implementação de firewalls, filtragem de conteúdos e medidas de proteção contra ameaças cibernéticas.
Empregados por conta de outrem.
Caso pertençam à função pública podem frequentar, desde que sejam sindicalizados em organizações associadas de Confederações Sindicais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social (CGTP ou UGT).
Escolaridade mínima obrigatória 9º ano.
Não são elegíveis
Subsídio de alimentação: 6,00€ (nos dias em que o período de formação, em horário pós-laboral, seja igual ou superior a 3 horas)
Fundamentos da Segurança de Redes (UFCD 0844):
Princípios de segurança física e lógica
Proteção preventiva de dados e sistemas
Sistemas ativos de segurança e filtragem de ameaças
Firewalls, DMZ (zona desmilitarizada), filtragem de e-mails e conteúdos web
Conceitos de desempenho: balanceamento de carga, alta disponibilidade e redundância inteligente
Implementação de Firewalls e Filtragem de Pacotes (UFCD 0845):
Filosofia do filtro de pacotes e fluxos de dados
Utilização de IPChains e regras de filtragem no kernel
Configuração de chains: input, output, forward
Regras de aceitação, rejeição e bloqueio de pacotes
Políticas de segurança baseadas em IP e portas
Routing, máscara de endereços e políticas de encaminhamento
Laboratório prático: proteção anti-hacking, antivírus e sniffers
Empregados por conta de outrem.
Caso pertençam à função pública podem frequentar, desde que sejam sindicalizados em organizações associadas de Confederações Sindicais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social (CGTP ou UGT).
Escolaridade mínima obrigatória 9º ano.
Não são elegíveis
Não. O programa é totalmente financiado, pelo que os participantes podem frequentar as formações sem qualquer custo.
Sim. Todos os formandos recebem um subsídio de alimentação de 6,00€ (nos dias em que o período de formação, em horário pós-laboral, seja igual ou superior a 3 horas)
A Methodwise é uma entidade certificada pela DGERT, garantindo que, no final da formação, os participantes recebem um certificado de formação profissional reconhecido, válido para efeitos de qualificação e valorização curricular.
As formações são assíncronas, permitindo que os participantes avancem ao seu próprio ritmo através de uma plataforma online. No entanto, existe uma sessão síncrona (online) com duração de 1 hora para esclarecimento de dúvidas diretamente com o formador, garantindo acompanhamento e apoio ao longo do percurso formativo.
Pode inscrever-se diretamente através do site da Methodwise, no botão “FAZER INSCRIÇÃO” junto à informação da formação. Se tiver dificuldade em realizar a sua inscrição, contacte-nos através dos contactos disponíveis na página “Contactos”.
Declaração de horário e de vinculo contratual, certificado de habilitações com equivalência em Portugal e comprovativo de IBAN.
Sim. Os participantes devem cumprir determinados critérios, como idade, nível de escolaridade ou situação profissional. Consulte toda a informação na página da formação.
Sim. As empresas podem inscrever trabalhadores, permitindo-lhes obter formação especializada em competências digitais, aumentando a competitividade e inovação dentro da organização.
Caso o formando não consiga concluir a formação, deve comunicar à Methodwise ou ao Formador.
Para obter mais informações, deverá contactar a Methodwise através do formulário existente nesta página, clicando no botão “Mais Informações”. Também poderá utilizar os canais alternativos, divulgados na página “Contactos”.